Desfrute das experiências únicas que esta vila tem para lhe oferecer

Vamos ajuda-lo a planear a sua estadia.

Deixamos aqui ideias de algumas das coisas que pode fazer e visitar em Sesimbra.

 

O que fazer


No mar de Sesimbra convivem diversas atividades desportivas e de lazer. As águas calmas, abrigadas pelo verde da serra tornam a prática de vela, canoagem, surf e, mais recentemente, paddel numa experiência inesquecível. A beleza da paisagem à superfície prolonga-se pelo fundo do mar, que guarda lugares cheios de vida e cor, que atraem milhares de mergulhadores todos os anos.

 

Mergulho

A costa junto ao Cabo Espichel é um dos melhores locais da Europa para a prática do mergulho, acessível quase todo o ano. Águas calmas, claras, resguardadas dos ventos e fundos montanhosos ricos em fauna e flora justificam a afirmação.

 

Canoagem

A canoagem é das modalidades mais simples e acessíveis, e como tal, uma das mais populares. O enquadramento geográfico de Sesimbra tem condições únicas para a prática da canoagem de mar e de expedições ao longo da costa. A Lagoa de Albufeira e a Baía de Sesimbra são zonas apropriadas para uma canoagem de lazer, enquanto a costa sul, até ao Cabo Espichel, é perfeita para expedições.

 

Surf e Bodybord

É na costa ocidental, no eixo Praia das Bicas – Meco – Lagoa de Albufeira, que o mar apresenta condições ótimas para a prática destas modalidades. Todos os anos realizam-se nestas praias provas dos campeonatos nacionais. Sesimbra, porém, é já um local de eleição sempre que os ventos sopram de sul, apresentando-se, neste caso, como uma alternativa à costa ocidental.

 

Windsurf e Kitesurf

As ótimas condições de vento e as águas espelhadas fazem da Lagoa de Albufeira um local muito procurado por praticantes de windsurf e kitesurf. Alguns dos melhores atletas nacionais destas modalidades, com títulos europeus, deram aqui os seus “primeiros passos”, e continuam a eleger a Lagoa para o seu aperfeiçoamento.

 

Passeios de Barcos

As pequenas praias escondidas entre escarpas, só acessíveis por barco, que guardam mil histórias de mar, de pescadores, de baleeiros e de piratas, transportam o visitante para um cenário paradisíaco e de fantasia, pouco comum no litoral português.

 

Arte na Rua

 

Em 2014, a Câmara Municipal desafiou um conjunto de artistas a pintarem portas e janelas do Núcleo Urbano Antigo da vila. O resultado foi surpreendente. Desde então já se realizaram mais três edições, que deram vida a perto de meia centena de portas, janelas, muros e paredes. Para além de contribuírem para a melhoria da paisagem Urbana, as obras transformaram-se em mais um atrativo turístico da vila. 

 

Parapente

 

Voar utilizando as forças da natureza e recorrendo à força do próprio piloto para descolar e aterrar é mágico! Pode fazê-lo aqui em Sesimbra. Fique hospedado connosco e venha viver esta experiência inesquecível...

  

 

Yoga na praia

 

Em sintonia com a natureza! Uma iniciativa, promovida pelo Centro de Yoga de Sesimbra, que permite a todos os veraneantes poder experimentar aulas de yoga na praia, contribuindo assim para o relaxamento e para equilíbrio do corpo.

  

Onde ir


Farol do Cabo Espichel

 

Durante muitos séculos, a costa portuguesa foi conhecida pelos navios estrangeiros, sobretudo os ingleses, como a “costa negra”, pois não existia qualquer sistema de iluminação que ajudasse à navegação. No final do século XVIII, o Marquês de Pombal mandou construir uma rede de faróis que a tornassem mais segura, entre os quais o do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790.

Santuário do Cabo Espichel

 

O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, situado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra, é um conjunto arquitetónico civil e religioso único . É composto pela igreja, hospedarias, Ermida da Memória, Casa de Ópera, em ruína, Hortas dos Peregrinos Casa da Água e aqueduto. O enquadramento paisagístico deste monumento está num planalto que termina em escarpas para o mar, torna-o monumental.

Fortaleza de Santiago

 

A Fortaleza de Santiago convive com a comunidade sesimbrense há 365 anos. Foi construída numa época em que o perigo chegava do mar e as fronteiras marítimas tinham de ser defendidas, contudo, o curso da história fez com que fosse perdendo preponderância defensiva.

Castelo de Sesimbra

 

Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias. O Castelo de Sesimbra é o último dos castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval. Foi classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910 e reúne vários motivos de interesse. As suas muralhas têm uma vista única sobre a vila e sobre o mar. No seu interior existem duas exposições permanentes sobre a sua história, centro de interpretação do património, igreja e um cemitério desativado. Disponibiliza também um circuito museológico que permite ao visitante, de forma autónoma, usufruir dos diversos pontos de interesse do imóvel. Os visitantes podem percorrer as muralhas e desfrutar de uma vista privilegiada da vila de Sesimbra e da região. A cafetaria com esplanada disponibiliza alguns produtos locais. Destaca-se na paisagem pela sua imponência.

Museu Marítimo de Sesimbra 

 

O Museu Marítimo de Sesimbra apresenta um valioso património ligado ao mar e à pesca fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória.

O mar é parte integrante da história de Sesimbra e da sua comunidade. O Museu Marítimo de Sesimbra, aberto ao público desde 2016, reúne elementos que permitem compreender essa história e essa vivência desde há cinco mil anos.

 O espaço apresenta um valioso património ligado ao mar e à pesca, fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória. Um cepo de âncora com 5 mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C. são os artefactos mais antigos da exposição, e transportam o visitante no tempo para conhecer os vários povos que passaram pelo território, assim como a sua forte relação com o mar.

Praia do Ribeiro do Cavalo

 

A Praia do Ribeiro do Cavalo é um paraíso quase secreto, uma das praias mais bonitas de Portugal e fica nos arredores da linda vila de Sesimbra, em pleno Parque Natural da Arrábida. Para quem gosta da natureza no seu estado mais puro, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma excelente alternativa às praias mais comerciais da zona de Lisboa e Setúbal. É um pequeno paraíso para os amantes da natureza.

Para a descobrir, é preciso ter algum espírito de aventura, o caminho está identificado em alguns sítios com linhas verdes nas rochas. A descida é íngreme e um pouco perigosa, mas o cenário envolvente serve de incentivo. A vista é de cortar a respiração e a vontade de chegar à praia é enorme.

Passeios de Bicicleta em Família

 

Um desafio para todos os que têm alguma pedalada e são adeptos de um estilo de vida saudável em contacto com a natureza, pode fazer o seu aluguer na Badger Tours no centro da vila e conhecer os maravilhosos recantos desta vila!